11 janeiro, 2016

Florescer - Ansiedade


Ansiedade é aquela palavrinha pequena, porém cheia de peso e suspiros de inquietação. Em seu bojo ela traz medo, desespero, cansaço da  alma, podendo culminar em insônia por excesso de preocupação, em tristeza, pode trazer depressão e até pânico. Veja quantas coisas terríveis a ansiedade pode gerar nas nossas emoções. 




Parece fácil eu falar, já que nunca cheguei em níveis tão altos de ansiedade, mas eu já tive meus momentos de me sentir sem esperança, de ter sofrimento...  além disso, convivo o tempo todo com gente que passa  por situação de ansiedade em maiores ou menores graus. 

A minha ansiedade foi controlada exatamente porque eu percebi que deveria confiar no Deus que me deu a vida! Descobri como é maravilhoso estar em um patamar de entendimento de que eu não preciso me desgastar em preocupações, pois sei que Ele cuida das minhas necessidades e confio que o meu futuro está seguro. Ah, como eu sei que em suas mãos estou segura! Essa certeza me dá esperança! 

Isso pra mim foi uma descoberta que gerou uma atitude de fé muito libertadora pra minha alma, saber que eu só preciso fazer o que estiver ao meu alcance pra projetar o futuro que desejo, pois o resto está nas mãos Dele! Quem decide se aproximar de Deus nesse nível de fé, o agrada ao ponto de receber Dele as instruções pra traçar o caminho certo, fazer mais decisões acertadas, sabia? É isto que chamamos de "direção de Deus", estar de acordo com ela é vital.

Sem fé é impossível agradar a Deus, conforme esta passagem no livro de Hebreus: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."Hebreus 11:6

Aquilo que os meus olhos não veem, o meu braço não alcança, mas minha alma sonha em alcançar , está nas mão Dele. Se for de sua vontade chegará até mim porque eu tenho ido ao encontro do meu futuro, estou me preparando pra ele. Também não vou esperar sentada as coisas caírem do céu! hehe. A palavra de Deus é bem clara quando diz: "esforça-te, e faze a obra".1 Crônicas 28:10 
(esforça-te aparece 12 vezes na bíblia, seguido de  outro verbo como: clama, trabalha, tenha ânimo. Temos que fazer a nossa parte).

Alguns não sabem, ou não entendem, que o caráter  do nosso Deus é de um ser trabalhador, organizado, prudente e sábio, que sabe as etapas que vai realizar de cada vez e também tem a hora de descansar do serviço (descansou no sétimo dia, lembra?) Tudo isso acaba sendo uma grande lição, pois devemos imitar aquilo que Deus é pra sermos cada vez mais à sua imagem e semelhança.
Não quer dizer que não falharemos uma hora ou outra, de fato falharemos! Teremos muitas recaídas, muita falta de ânimo e sim, ansiedade! Mas que sejam momentos em que possamos nos recolher ao nosso lugar de oração pra pedir ajuda ao único que pode realmente nos dar ânimo.

O ministério de Jesus na terra foi, entre outras coisas, fundamentalmente para libertar o homem de suas auto prisões, que são coisas que limitam a nossa capacidade. Essas prisões emocionais que temos são fardos pesados, eles causam muitas dores. Veja como a bíblia tem uma palavra super atualizada para todas as nossas angústias mais corriqueiras:
Em 1 Pedro 5.7 diz: “Lançando sobre Ele toda vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”

Nas palavras que saíram da boca de Cristo: 
Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.
Mateus 11:28-30


Em algumas versões "oprimidos" é susbtitído por "sobrecarregados"...  sobrecarga de preocupação te lembra alguma coisa???? 

Quer garantia melhor do que esta de que Deus vai te ajudar se você fizer a sua parte? Nem que as coisas não sejam exatamente como você imaginou que seriam, mas vai ser perfeito, como tudo que Deus faz nas  nossas vidas. 

As pequenas coisas do cotidiano são tão passageiras, são tão mínimas diante daquilo que sei que   Senhor tem preparado pra minha vida que eu nem esquento a cabeça, espero apenas que passe! 
Nossa vida cotidiana está sempre cercada de afazeres e de projetações para um futuro à curto, médio e longo prazo. Um exemplo: preparar o jantar de hoje é uma atividade pra agora, estudar pra uma prova é médio prazo, formar no curso é longo prazo, digamos.

E assim vivemos de ansiedade em ansiedade por ficarmos imaginando: o que vem depois?  o que vai acontecer? Só que nem sempre obtemos respostas, muito menos a resposta que queremos, que seria tudo sair conforme planejamos, sem nenhuma sombra de dificuldades pra chegar nesse fim. Bom seria se fosse assim... 

Mas uma caraterística da  nossa vida é que ela vai se definindo um passo de cada vez. Seguimos como estivéssemos dirigindo em uma estrada onde a cerração só nos permite enxergar 1 metro à frente, às vezes nem isso. Como isso é aflitivo! O nosso desejo, na maioria das vezes, é  termos o controle da situação em saber onde essa estrada vai chegar, ou em saber exatamente como serão " as cenas dos próximos capítulos" e ficamos transtornadas toda vez que o curso  foge do script que escrevemos na nossa mente. 

Acredito que esse seja o gatilho da ansiedade, sofrimento por não termos como controlar o mundo! Engana-se quem pensa que pode fazer tal coisa... Isso me prova que a vida não é nossa, ela está nas mãos de Deus, por isso nós não podemos controlá-la à nossa própria vontade. É bem aquele ditado "não somos donas nem do nosso nariz", vamos querer ser donos de alguma coisa nessa vida?


Portanto, muita calma nessa hora! Perceba o que te faz entrar no engano que é a ansiedade, organize os afazeres e o tempo de descanso, creia em Deus que pode te garantir, acima de tudo.

Camila. 

Um comentário:

  1. Lindo post, Camila! Que o Senhor te inspire sempre mais, e que essas palavras toquem em muitos corações! Da sua irmã que te ama aqui na terra e espiritualmente! :)

    ResponderExcluir