25 janeiro, 2016

Florescer - Fanatismo ou discipulado?

Você já parou pra pensar se és um discípulo de Jesus ou apenas fã Dele?


fonte: aqui

O que significa ser fã de Jesus?
Ser apenas um fã envolve questões como 
  • amar à distância e não desenvolver relacionamento pessoal.
  • Achar que o tem em seu coração porque possui um objeto atribuído ao  seu ídolo, como uma bíblia, por exemplo.
  • Esperar tudo de bom que vem do seu ídolo sem oferecer nada de bom em troca.
  • Ficar chateado se seu ídolo não te der atenção. Mas se não tem relacionamento com você, como esperar atenção, demonstrações de amor e amizade??? 



Ser discípulo significa:
  • Conhecer a pessoa de Jesus, o que Ele falava e sentia. Ser seu amigo, não apenas servo.
  • Saber qual era o objetivo da sua missão na terra e envolver-se nesta missão.
  • Compreender que as coisas boas que vem Dele são um favor e não sua obrigação em te dar.
  • Começar a reconhecer as afinidades entre Jesus e você (pontos em comum) 
  • Ter diálogos com Ele, que envolve falar, ouvir e obedecer as instruções. 



Fica bem claro que ser fã de alguém é não pensar nas atitudes, e sim fazer coisas apenas pra provar pros outros que é realmente fã (aposto que você já viu muito disso nas redes sociais), aí fica aquele bando de gente em discussões e xingamentos pra ver quem tem razão. Discípulos o seguem e demonstram isso sem ser necessariamente em público, pois Jesus não precisa de quaisquer demonstrações  banais, ou "loucura de amor" sem amor...

A Bíblia é o nosso principal acesso às instruções que vem de Deus e à respeito da vida e ensinamentos de Jesus. Nela temos inúmeras analogias sobre Cristo e o que ele representa pra nós, veja bem quantas atribuições Jesus possui na Bíblia e em quais posições nós ficamos diante disso:

  • Jesus é o filho primogênito de  Deus que morreu em sacrifício de amor para nos reunir como uma família, pra nos tornar  filhos adotivos do Pai. Portanto somos irmãos Dele e filhos do nosso Pai celestial (que coisa mais lindaaaa!!!)


Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.



  • Jesus é o nosso mestre, isso nos torna seus pupilos. Mestre é o que ensina e passa todos os bizus pra conseguirmos ser como ele. Precisamos aprender Dele e imitá-lo.
O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.
Lucas 6:40

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.
João 13:13-17


  • Jesus é o bom pastor, o que nos torna suas ovelhinhas, pra sermos apascentadas no pasto, onde temos comida e água, não sendo nós ovelhas desgarradas, tristes, famintas e solitárias, correndo de medo do predador. Ele nos protege e cuida. 
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.

Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.



  • Jesus é o nosso amigo, que nos ama tanto que deu sua vida por nós. Só amooorr!!!
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.


  • Jesus deixou bem claro que aquele que o ama, é seu seguidor  e também seu  amigo se, somente se, cumprir os seus mandamentos: 
Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Dentro desse mesmo capítulo onde ele diz o mandamento mais marcante de sua trajetória, complementa dizendo algo que é muito evidente na atualidade: os que amam Jesus sofrem ódio por parte das outras pessoas que não compreendem os princípios espirituais que aprendemos do nosso mestre:
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.


Não devemos nos entristecer por isso e sim ficarmos felizes em saber que se o mundo nos odeia é porque fomos escolhidos por Cristo e preferimos agradá-lo do que receber tapinhas nas costas de gente que NÃO morreu por nós, não tem a vida eterna pra nos oferecer, nem a a Coroa da Vida, nem o galardão eterno. Entre a opinião alheia e a opinião do meu Salvador, qual das duas vocês acham que eu dou créditos? hahaha!  

Agora que você já sabe a diferença entre ser fã e discípulo, qual será a sua escolha?
Até o próximo Florescer, na semana que vem!

Beijos, 
Camila.








Nenhum comentário:

Postar um comentário